quinta-feira, 24 de novembro de 2011

FENG SHUI E A COZINHA


FENG SHUI E A COZINHA

Uma cozinha representa riqueza: a palavra chinesa para comida (ts´ai)tem pronúncia igual a da palavra que significa riqueza. A lógica segue um ciclo positivo: a comida alimenta a saúde e a eficiencia da pessoa; logo, quanto melhor a comida, mais capaz a pessoa e maior a sua renda em potencial, o que, por sua vez, melhorará a qualidade da comida que ela ingere. Pode dar-se também um ciclo negativo: quanto mais pobre a pessoa, pior a comida; sendo assim, ela ganhará ainda menos dinheiro.
Idealmente, quem cozinha deve perceber a entrada de qualquer pessoa, caso contrário a saúde, a riqueza e as relações pessoais dos moradores serão prejudicadas. Se um cozinheiro é surpreendido, deflagra-se uma reação nervosa em cadeia. Por exemplo, se o abraço afetuoso do marido surpreende a esposa enquanto ela está cortando cenouras ou cozinhando sobre o fogão quente, ela pode ficar zangada; isso afetará o relacionamento deles nessa noite e repercutirá no trabalho no dia seguinte. Num restaurante, se o chef toma um susto, isso afetará tudo, da qualidade da comida às atitudes dos garçons e a satisfação dos fregueses.
O cozinheiro deve trabalhar numa área espaçosa, brilhantemente iluminada e bem arejada. Um fogão embutido no canto inibirá os movimentos do cozinheiro e o fluxo do chi, piorando a qualidade da comida e, com isso, prejudicando a saúde, riqueza, carreiras e relacionamentos dos membros da família.
Simbolicamente, o fogão também tem lugar destacado nas finanças de um lar. Ele deve estar limpo e funcionar uniformemente para que o dinheiro possa entrar no lar com facilidade. Se os queimadores estão entupidos, os negócios sofrerão inúmeras obstruções. A prosperidade familiar pode ser influenciada pelo uso das bocas do fogão; quanto mais bocas, mais dinheiro ganho; se algumas bocas não são usadas regularmente, a família não prosperará.

FENG SHUI E O QUARTO DE DORMIR


FENG SHUI E O QUARTO DE DORMIR

O quarto de dormir nos atinge de modo especial. É nele que descansamos, relaxamos e recuperamos forças, e a posição da cama é importante. O ideal é que a cama esteja na diagonal com a porta para que o ocupante tenha a visão mais ampla possível e possa ver qualquer pessoa que entrar, assegurando assim um fluxo de chi suave e equilibrado. De outro modo, os moradores poderiam ser surpreendidos, o que afetaria o chi deles, deixando-os nervosos e sobressaltados. Isso, por sua vez, afeta os relacionamentos pessoais e o desempenho profissional. O desequilíbrio do chi dos ocupantes provocará problemas de saúde e de personalidade.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

MANGERONA



MANGERONA

O chá preparado com as folhas desta planta é eficaz contar tosses, gripes, constipações e crises de bronquite. Por actuar como sedativo leve, induz ao sono. Para além disso, combate dores de cabeça, enxaqueca, digestões difíceis e cólicas gastrointestinais. Se tiver aftas, experimente fazer bochechos. Melhorará rapidamente.
Quanto à mitologia grega, dizem que esta erva foi criada por Afrodite, como um símbolo de suas propriedades curativas. Fitoterapicamente a manjerona é estimulante, diurética, anti-espasmódica, além de anti-inflamatória e expectorante. Claro que para todos esses usos medicinais, um médico deverá ser consultado. Na culinária serve para compor saladas, massas, molhos e carnes em geral.

MANGERICÃO



MANGERICÃO


USO MEDICINAL

O manjericão é um arbusto pequeno, muito ramificado e perfumado. Na sua família existem muitos tipos: o alfavacão, o manjericão de folha larga, o de folha miúda, também chamado de basilicão e o de folhas roxas. Todos eles têm os mesmos princípios ativos .A diferença está no sabor mais ou menos ativo.
O Manjericão favorece aos que têm digestão difícil, gazes, asia, dores de cabeça em conseqüência de alimentação pesada ou inadequada. Facilita o funcionamento dos intestinos, é diurético. Ë bom para tosses, vômitos, mau hálito. Ajuda, junto com a Malva e a sálvia nas infecções de boca.
Também é ótimo para cistite.
O manjericão age como pacificador e integrador na família.
Ele transmuta a nossa energia agressiva, transformando-a em vontade e força para brigar por coisas mais importantes como metas e ideais. Ajuda a brigar pela vida e pelas coisas que nós queremos.
É ótima para os desorganizados e indisciplinados.
Ajuda-nos a ver o brilho e o perfume da vida.


USO CULINÁRIO

- O manjericão, por ser um poderoso energizante, deve entrar em toda a alimentação de uma casa. Experimente trocar o alho, que deflagra agressividade, pelo manjericão que traz suavidade.

Uma boa receita com o delicioso Mangericão: Tempura de Manjericão

Escolha galhinhos tenros de manjericão, com flores. Lave-os e seque-os delicadamente.
Faça uma massa de crepe com 2 ovos, 1 xícara de farinha, 1 xícara de leite e 1 pitada de sal, todos esses ingredientes batidos no liqüidificador.
Molhe delicadamente os galhinhos de manjericão nessa massa, e frite em óleo bem quente.
Sirva na hora.

- Quem não conhece o macarrão ao Pesto? Aí vai a receita:

Limpe 100 g de alho e frite-o cortado em fatias finas com azeite. Deixe esfriar.
Acrescente duas xícaras de manjericão limpo e bem picadinho, nozes picadas e sal à gosto.
Coloque mais azeite se gostar e ponha sobre o macarrão. Sirva com bastante queijo ralado.

- O manjericão tem alto valor energético: contém cálcio, vitamina A e B2. Podemos abusar do manjericão como os italianos, usando-o em pizzas, pães, saladas e molhos.
- Para os convalescentes, um suco de manjericão é o máximo: bata o manjericão no liqüidificador com pouca água, coe o suco em coador fino e sirva com mel.
- por ser muito delicado ele deve ser usado na cozinha com muito carinho. Coloque-o sempre por último nos alimentos cozidos para que ele não perca os princípios ativos.


OUTROS USOS

- O escalda pés de Manjericão é ótimo para quem está agressivo, com raiva e pronto para explodir. Tira a raiva na hora.
- O chá de manjericão ajuda pessoas muito contidas a liberarem o amor.
- Pode também ser colocado em vasos para evitar a entrada de energias negativas.
- As compressas de manjericão ( uma pasta pilada com as folhas ) ajuda as mães que ficam com os seios doloridas ou com rachaduras depois da amamentação.
- os gargarejos com manjericão são ótimos para dor de garganta, aftas ou mau hálito.

CAPUCHINHA




CAPUCHINHA

A capuchina é conhecida em diversas culturas, como uma planta multifuncional. Além de ornamental e medicinal, atualmente está muito na moda sua utilização culinária. Suas folhas são bastante arredondas e sem brilho. As flores podem ser simples ou dobradas de coloração amarela, laranja ou vermelha e são muito saborosas. Seu sabor é picante, em saladas frias, sucos e finalização de pratos. A floração ocorre na primavera e verão.
Pode ser plantada em vasos e jardineiras, assim como em maciços e canteiros e não raramente presta-se como forração. Se conduzida em suporte adequado, torna-se uma bela trepadeira.
Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil enriquecido com composto orgânico, com regas periódicas. Multiplica-se por sementes.

Medicinal
Indicações: Afecções da pele e anexos, problemas digestivos e pulmonares, escorbuto, insônia.
Propriedades: Bactericida, digestiva, expectorante, sedativa, tônica, rica em vitamina C.
Partes usadas: Toda planta com excessão da raiz.

SABUGUEIRO



SABUGUEIRO

USO MEDICINAL
Esse maravilhoso arbusto ajuda nas inflamações, é anti diarreico, ótimo para crianças com doenças como o sarampo e a catapora, pois abaixa a temperatura do corpo e é anti febrífugo, é indicado para tratamentos com os órgãos femininos, pois é um auxiliar maravilhoso para a artemísia.
Também atua nos reumatismos, na purificação dos rins, e provoca o suor.


USO ENERGÉTICO

O sabugueiro é indicado para pessoas que estão sempre temendo perder o controle das situações. Para quem tem movimentos involuntários de origem nervosa. O sabugueiro reconstitui o EU, traz confiança, e amplia os sentidos. É ótimo para pessoas que se sentem embotadas, sem conseguir agir, vendo toda sua vida através de um esquema nebuloso.
É indicado para mulheres, juntamente com a Artemísia e a tanchagem, pois atua na reconstituição da auto estima, do respeito próximo e ajuda a colocar limites.
Tem uma atuação perfeita para as mulheres que se queixam que fizeram a opção errada, que estão presas dentro de suas casas com seus filhos, mas não sabem muito bem como resolver sua angústia.
Ajuda a posicionar o que está fora e o que está dentro de nós. O que vale a pena ser mexido, e o que nós temos que nos conformar e trabalhar para amenizar.


USO CULINÁRIO

As flores de sabugueiro são as coisas mais lindas e perfumadas que existem. Servem para enfeitar saladas, doces, sempre usadas cruas e frescas.


OUTROS USOS

- Não existe nada mais maravilhoso que um banho de imersão com flores de sabugueiro.
- Seu período menstrual se aproxima e com ele as cólicas? faça banhos de assento com flores e folhas de sabugueiro.
- O sabugueiro pode ser encontrado em tintura mãe.
- O chá de flores de sabugueiro é do outro mundo, no sentido literal e figurado, pois limpa a aura e prepara para coisas novas e criativas.
- Os antigos achavam que dentro de cada sabugueiro morava uma curandeira que tinha sido morta na inquisição de forma injusta.

ERVA DE SANTA MARIA



ERVA DE SANTA MARIA

A Erva-de-Santa-Maria (Chenopodium ambrosioides) é uma planta de caráter medicinal. Tem as propriedades de ser um cicatrizante, anti-inflamatório, ativador de circulação, acelera a regeneração muscular e reduz as manchas roxas (provocadas por contusões).
Também conhecida como mastruz ou mentruz, a erva-de-santa-maria é pertencente à família Amaranthaceae e à subfamília Chenopodioideae, mesma do espinafre. Para alguns, essa planta de cheiro forte e inconfundível é apenas uma planta invasora, mas para outros essa espécie tem características medicinais importantes. É utilizada para fins cicatrizantes, através da maceração das folhas junto com sal e aplicada no local da ferida. Também se adicionada ao leite tem ações anti-helmínticas (combate aos vermes).

LOSNA



LOSNA

USO MEDICINAL

A Losna é empregada para eliminar vermes, cólicas, diarréias, envenenamentos, intoxicação, catarro pulmonar, inapetência em crianças, afecções gástricas, hepáticas e renais, gripe e mau hálito.

Foi muito usada na antigüidade para combater os envenenamentos por outras plantas e também nas intoxicações.



USO ENERGÉTICO

A Losna é muito energética. Além de debelar as toxidades do corpo, também elimina as da alma e da aura. Faz uma limpeza energética profunda e proporciona ao passivo soluções criativas e metas.

A Losna tem um uso energético desde a antigüidade. Ela era usada para fazer limpezas profundas em ambientes, preparando-o para trabalhos espirituais. Também é muito usada para talismãs de amor, e é a erva indicada para trabalhos espirituais que envolvam desobcessão. Para esses fins, deve ser usada seca e triturada com as mãos em defumador.



OUTROS USOS

- A Losna ajuda em tratamentos para a obesidade, pois ativa fígado, aparelho digestivo e intestinal.

- É muito boa para deprimidos e no tratamento de alcoolismo e drogas, pois desintoxica.

CAVALINHA



CAVALINHA

A planta medicinal Cavalinha é indicada para períodos de desintoxicação e emagrecimento.
É emenagoga, depurativa, diurética, anti-inflamatório e anti-hemorrágica.
A cavalinha é uma planta perene.
Tem também como outras funções: adstringente e revitalizante, é indicado no tratamento de problemas genitais e urinário e menstruação excessiva. Actua nos brônquios, limpando secreções dos pulmões e do sangue. Reconstitui o silício perdido no emagrecimento, hemorragia uterina, febre relativa ao parto, úlcera gastroduodenal, doenças da próstata e gripes.
Nas inflamações dos olhos e em feridas, coloca-se cataplasma ou compressa quente com chá de cavalinha.
Nas hemorragias internas utiliza-se como hemostático. Após o parto e, em casos de corrimento vaginal, utiliza-se o chá realizar o banho vaginal.

CALÊNDULA



CALÊNDULA

USO MEDICINAL

Os benefícios trazidos pela Calêndula são imensos. Ela é antiinflamatória, cicatrizante, controla o câncer quando ele está nos primeiros estágios, Impede a formação de pus em cortes e queimaduras, é usada para escaras, para pós operatórios com cortes profundos.

É ótima para acne e dermatites. Sua pomada pode ser usada nas pernas, em quem tem problemas circulatórios e veias varicosas.

O Uso constante em Tintura mãe evita o câncer.

É boa para tirar calos, verrugas.

É excelente para tratamento de qualquer doença inflamatória.



USO ENERGÉTICO

A calêndula é a erva do Perdão. É ótima para pessoas rancorosas, que têm dificuldade de perdoar, que estão sempre acumulando mágoas, que se acham injustiçadas ou tratadas com pouco caso por todos. É para quem tem constante mau humor, e vê a vida de forma linear, sem criatividade para sair dos problemas. É ótima para quem quer esquecer traumas ou lembranças infantis que incomodam.



USO CULINÁRIO

- Nos lares medievais, a calêndula era usada em sopas, no arroz e misturada à manteiga. Se acreditava que ela evitava todas as doenças.

- As pétalas de calêndula secas podem colorir saladas e patês.

- A calêndula devolve a integridade e a alegria.

- Pode ser usada em pães e massas de bolo, pois além de dar um lindo colorido, o seu sabor é maravilhoso.

- Um patê de ricota, creme de leite ou iogurte natural com pétalas de Calêndula pela manhã refaz a energia, aumenta a capacidade de compreensão e raciocínio.



OUTROS USOS

- O escalda pés de calêndula, não só refaz a energia gasta durante o dia, como traz um sono gostoso e tranqüilo.

- O sabonete líquido de Calêndula tira toda a oleosidade da pele e combate as espinhas e acne.

- A pomada de Calêndula faz parte de qualquer pronto socorro doméstico, pois não há corte que resista a ela. Também é usada para escaras.

- A tintura mãe, acrescentada ao shampoo evita seborréia e doenças do couro cabeludo.

- A Tintura mãe de calêndula na água do banho do bebê, evita qualquer doença de pele.

SETE SANGRIAS



SETE SANGRIAS

Propriedades terapêuticas. Hipotensora, depurativa, diurética, diaforética, laxativa, auxilia a eliminação de ácido úrico, anti-sifilítica. Usada também contra arteriosclerose, tosse dos cardíacos, hipercolesterolemia, irritação das vias respiratórias, afecções da pele (psoríase e eczema) e insônia.A Sete sangrias é nossa principal cardiotônica. Ë ótima para arteriosclerose, hipertensão arterial , colesterol alto , palpitações cardíacas.

Também pode ser usada para eczemas, úlceras na pele, furúnculos, reumatismos, doenças venéreas.

Quando é usada de forma prolongada, alivia e fortalece o coração, combate o colesterol e baixa a pressão.


USO ENERGÉTICO

A Sete sangrias era considerada pelos antigos como a plantinha que substituía sete sangrias. Como toda a planta ligada ao planeta Saturno , deve ser usada pelos "soldados". Pessoas muito rígidas, que se obrigam a ser sempre corretas e morais, que quase não sorriem, que encaram a vida como uma constante disciplina. É ótima para os muito tensos, que se impõem regras e mais regras, não admitindo uma falha sequer.


OUTROS USOS

O escalda pés com sete sangrias ajuda a baixar a pressão, relaxa e traz uma boa noite de sono.

A planta inteira é utilizada. Embora ainda pouco estudada cientificamente, a literatura etnofarmacológica recomenda seu uso na forma de chá, xarope e extrato alcoólico por via oral, e em compressas locais, conforme o objetivo. Não é indicado usá-la em crianças.

Composição química. Seu extrato bruto contém mucilagens, saponina, óleo volátil (óleo essencial), pigmentos, taninos, flavonóides.

Efeitos colaterais. O consumo em excesso pode causar diarréia. O uso prolongado pode levar a quedas bruscas da pressão.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

BABOSA



BABOSA

Aloe vera é conhecida e utilizada pelo homem há mais de 5.500 anos como planta medicinal, conforme registro em papiros egípcios datados de 3.500 anos antes de Cristo. Outros registros de seu uso com fins medicinais e na cosmética são encontrados nas civilizações, árabe, grega, egípcia, romana, asiática e africana. Incluem se aqui as citações bíblicas em Cantares 4:14 e João 19:39, além da história egípcia relatar que suas rainhas Nefertite e Cleópatra u u saram a babosa com grandes efeitos positivos c c omo fitoterápico e cosmético. Outro registro histórico relata que Alexandre, o Grande, teria tomado regiões da África e a ilha de Socotra, no oceano Índico, por existirem grandes quantidades de Aloe vera naqueles locais, que foram usadas para curar os ferimentos de seus soldados.

Por seus efeitos biológicos a babosa foi grandemente disseminada pelos continentes, tendo vindo para as Américas a inda com Cristóvão Colombo, onde se adaptou perfeitamente. Na segunda metade do último século as pesquisa desta planta foram intensificadas e muito países, como, os Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Holanda, Japão e China, os quais oficializaram seu uso, tanto externo como internamente. Alem disso, esta espécie é reconhecido n nnnnesses países como um alimento funcional ou complemento alimentar voltado à manutenção ou recuperação da saúde.

O quê é Aloe Vera (babosa) ?
É uma planta exótica da família das Asphodelaceas, de folhas lanceoladas e espessas contendo em seu interior grande quantidade de mussilagem (baba), flores tubulares amarelas, que é usada para fins terapêuticos há mais de 5.500 anos, incluindo citações bíblicas (Cantares 4:14 e João 19:39). Sua origem é o Nordeste da África e a região do Mediterrâneo. Nas américas foi introduzida por Cristóvão Colombo; no Brasil sua chegada ocorreu na mesma época, e sua adaptação foi tão natural que no Nordeste seu crescimento ocorre espontaneamente. Porém, seu cultivo é possível em quase todas as regiões.

Qual a importância da Aloe Vera ?
Sabemos dos benefícios desta maravilhosa planta, buscamos informações idôneas que pudessem garantir o seu uso humano. Com isto constatamos que nos últimos 60 nos, os centros de pesquisas e universidades de vários países, concentraram seus estudos em desvendar os segredos da babosa, identificando assim, em seu GEL (baba), mais de 200componentes, dentre os quais: cálcio, magnésio, sódio, potássio, selênio e zinco; as vitaminas, A, B1, B2, B3, B5, B6 e C; mono e polissacarídeos incluindo ACEMANANA que é imunoestimulante, segundo Dr. Carol Miller Kent, citado por STEVENS (1999). Possui ainda 18 dos 21 dos aminoácidos necessários ao ser humano, incluindo os 8 essenciais,e mais um complexo de enzimas básicas ao nosso metabolismo. Tais estudos ampliaram largamente os conhecimentos científicos a respeito dos efeitos benéficos da babosa na saúde do homem.

Quais são estes efeitos?
Os efeitos positivos da Aloe Vera podem ser obtidos tanto no uso interno como externamente.

EXTERNAMENTE, além dos cosméticos a Aloe Vera pode ser utilizada como: hidratante, adstringente, emuliente, antiinflatório, analgésico e protetor da pele contra os raios UV do sol, imunoestimulante, retardador do envelhecimento da pele, excelente cicatrizante em cortes, ferimentos e queimaduras em geral, auxiliar nos tratamentos de , acne, alergias e picadas de inseto, erupções, edemas, eczemas, manchas, crostas, seborréias, caspa e queda de cabelos, psoríase, erisipela, úlcera varicose, escaras, câncer de pele, herpes simples e de zortes.
INTERNAMENTE, quando eliminamos a casca e a resina das folhas da Aloe Vera, aproveitando apenas seu GEL (baba), então a babosa pode e vem sendo utilizada na forma de bebidas e extratos secos apresentado como alimento funcional ou complemento nutricional, a exemplo do que fazem os americanos, europeus, japoneses e chineses, além de outros povos, onde seu uso interno vem sendo largamente utilizado como coadjuvante nos tratamentos de artrite, artrose, bursite, gota, redução do colesterol e da pressão sangüínea, para regular os batimentos cardíacos, nas disfunções hepáticas, calcificação dos ossos (osteoporose e recuperação das fraturas), controle da acidez gastrointestinal, tratamentos de gastrites, úlceras pépticas e duodenais, congestão intestinal, colite, cistite, fístulas, quistos, flatulência, infecção vaginal e do trato urinário, amenorréia, endometriose, prostatite, fibroma, glaucoma, leucemia, lupus, psoríase, reumatismo, gripes e resfriados, bronquite, sinusite, herpes comum, vaginal e de zortes, diabetes. Porém, seu principal efeito é a desintoxicação do organismo e a imunoestimulação, promovido pelo seu componente ACEMANANA, cuja ação já foi comprovada em portadores de HIV, nos Estados Unidos pela FDA (Food and Drug Administracion). Sua ação coadjuvante nos tratamentos oncológicos tem se revelado de extraordinária eficácia, principalmente na redução dos efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia.

ALECRIM



ALECRIM

O nome Rosmarinus do latim significa "orvalho que vem do mar", justificado pelas flores azuladas que inundam as praias do Mediterrâneo, lembrando o orvalho. Além de ser símbolo de fidelidade entre namorados, era usado na Era Medieval para purificar os quartos de doentes. Pela reputação de estimular a memória, conta-se que estudantes gregos usavam ramos de Alecrim nos cabelos, quando submetidos a exames.
As folhas do Alecrim são recomendadas no estímulo à circulação. Também auxiliam na digestão de gorduras e no combate à dor de cabeça associada com tensão nervosa.

Rosmarinus é um termo latino que significa umidade do mar e o alecrim possivelmente recebeu este nome por crescer próximo ao mar.

CARACTERÍSTICAS
Partes usadas: as folhas em forma de agulha. Fortemente aromática, relacionada a cânfora ou eucalipto, é resinosa e ligeiramente amarga. Tempero popular em vários países do ocidente, especialmente ao longo do Mediterrâneo (Itália e França).

PRODUÇÃO
Mediterrâneo, Inglaterra, Estados Unidos e México.

COMPONENTES
As folhas contêm entre 1 e 2,5% de óleo essencial, composto por 15 a 25% de cânfora.

UTILIZAÇÃO
Pode ser empregado para aromatizar vinagres. Não perde seu sabor no cozimento, como outras folhas fazem. As folhas frescas possuem aroma mais puro, sendo preferidas. Utilizado com peixes, carnes, aves e vegetais, é freqüentemente combinado a batatas, abobrinhas, berinjelas e tomates preparados em azeite. Na Itália, a carne de cordeiro é raramente preparada sem esta erva e aves assadas envoltas em ramos de alecrim são muito populares. Efeito similar pode ser obtido com ramos de alecrim colocados sobre carvão em brasa em churrasqueiras.
O alecrim é originário da Costa do Mar Mediterrâneo. É também conhecido pelo nome de "Rosmarinus" que lembra a denominação latina "ros marinus" - "rosa do mar".

Para os romanos esta planta simbolizava o amor e a morte e por isto era plantada próximo à soleira das portas das casas. A igreja católica também o usava nos seus rituais, queimando-o como incenso.

Até hoje diz-se que o alecrim é um excelente amuleto contra o "mal olhado".

Na culinária é recomendado para carnes de porco, cabrito carneiro e peixe. É usado também para aromatizar vinagres e óleos.

Observação: Por ter um sabor muito forte, deve ser usado com moderação.

CARQUEJA



CARQUEJA

Originária do Brasil, a carqueja, Baccharis trimera (Less.) DC. (ASTERACEAE) é uma das espécies integrantes do projeto "Produção, processamento e comercialização de ervas medicinais, condimentares e aromáticas", coordenado pela Embrapa Transferência de Tecnologia - Escritório de Negócios de Campinas (SP), a qual está sendo cultivada e multiplicada nas unidades demonstrativas da Embrapa Pantanal (Corumbá, MS), Embrapa Semi-Árido (Petrolina, PE) e nos Escritórios de Negócios de Dourados (MS), Canoinhas (SC) e Petrolina (PE). Esse projeto contempla também o treinamento de técnicos e a qualificação de pequenos agricultores e seus familiares na produção e manipulação de ervas, fundamentadas em boas práticas agrícolas.

Digestivo

Antidiarreico

Hipoglicemiante

A carqueja é uma planta medicinal amplamente utilizada no Brasil, que exerce ação benéfica sobre o fígado e intestinos, auxiliando no tratamento de doenças digestivas em geral (gastrite e má digestão, distúrbios do fígado, vermífuga, antidiarreica, tônica, depurativa e hepatoprotetora); além disso, a carqueja exerce ação diurética, purificando e eliminando toxinas (utilizada em distúrbios dos rins e bexiga e no combate à gota e ao reumatismo) e hipoglicemiante (muito útil em casos de diabetes).

Experimentos pré-clínicos em camundongos demonstraram que o carquejol, um dos principios ativos da carqueja, apresenta baixa toxicidade.

A continuidade desses estudos realizada com cães tem demonstrado uma redução da pressão sanguínea (os flavonóides que lhe conferem ação diurética podem gerar um quadro de hipotensão arterial) e da amplitude do ritmo respiratório, observando-se inclusive uma redução de 5 a 10% no colesterol.

A administração do extrato de carqueja em ratas exerce ação abortiva, pelo que se recomenda não utilizar esse produto em mulheres grávidas.

INDICAÇÕES
Gastrite, azia, e má digestão

Cálculos biliares

Constipação (prisão de ventre)

Diabetes

Afecções gástricas e intestinais

Afecções hepáticas e biliares (icterícea, cálculos biliares)

Afecções das vias urinárias

Enfermidades do baço

Verminose

Coadjuvante em regimes de emagrecimento.

CONTRA-INDICAÇÕES e PRECAUÇÕES
Grávidas, lactantes e crianças não devem fazer uso do produto sem orientação médica.

Contra-indicado em pacientes com hipotensão arterial ou hipoglICEMIA.

PATA DE VACA




PATA DE VACA

A pata de vaca (Bauhinia forticata), é uma árvore Brasileira nativa da Mata Atlântica e de outros biomas.Pouco usada em arborização urbana devido a seu tronco espinhoso, é no entanto portadora de uma das mais belas flores e folhagem entre as Bauhinias.É usada tradicionalmente como medicamento, e tem sido objeto de estudos no controle da diabete. Estudos científicos comprovaram que contém insulina. Essa árvore, nativa da Mata Atlântica, é pioneira e importante na regeneração de matas degradadas. (Fonte: Wikipedia)

Pata de Vaca
Nomes Populares:
•Acumã,
•Alomã,
•Alumã,
•Árvore do pinguço,
•Castanheiro da Índia
•Pata de Vaca
Propriedades:
•É analgésica,
◦depurativa,
◦diurética,
•Abre o apetite
◦auxilia em casos de anemia,
◦regimes de emagrecimento,
◦obesidade,
•Cuida de afecções hepáticas do estômago e do baço,.
◦problemas na vesícula,
•Indicada em casos de cálculos da bexiga,
◦cálculos nos rins,
◦diabete melito,
◦diarréia,
◦diurese,
◦doenças do coração,
◦doenças urinárias
◦gota,
◦hemofilia,
◦hipertensão arterial
Precauções:
•Gestantes devem evitá-la,
•Em dosagens exageradas pode causar irritação gástrica

MALVA



MALVA

A Malva é uma excelente planta medicinal. Nome cientifico: (Malva sylvestris). A malva Por ser uma planta emoliente, usa-se em cataplasma para abrandar furúnculos. Tomada em infusão é ligeiramente laxativa e expectorante; usa-se em cataplasmas contra picadas de abelhas, mosquitos e queimaduras.
Combate inflamações intestinais, dor de estômago e garganta, obstipação, artrite e gota. As folhas, aplicadas exteriormente, servem contra inflamações, úlceras e abcessos.
Os banhos com folhas de malva trituradas em água tonificam a circulação e purificam o sangue. Em infusão aliviam problemas respiratórios. Duas colheres de flores em infusão são extraordinárias para combater a tosse, e em gargarejos reduzem as inflamações de gengivas e garganta. As folhas são um potente germicida e sedativo natural; pelo seu conteúdo de mucilagem é indicada para doenças que desenvolvam inflamações, contra a obstipação e irritações de pele. É um excelente dentífrico, imunizante contra infecções da boca e aftas. Melhora afecções da pele. A infusão de folhas e flores alivia a tosse, constipações e bronquite. As folhas em decocção aliviam a gastroenterite. As folhas de malva como cataplasma aliviam furúnculos e hemorróidas.

BARDANA - O QUE É E PARA QUE SERVE?



BARDANA - O QUE É E PARA QUE SERVE?

A fama da bardana vem de muito tempo: os gregos a utilizavam como medicamento e nos tempos medievais ela era incluída em várias formulações destinadas à cura. Algumas referências sugerem que o seu nome científico “Arctium lappa” deriva do grego “arctos” (= urso) e “lambanô” (= eu tomo), em alusão ao aspecto peludo da planta.
Valorizada como medicinal desde a Antigüidade, a bardana nunca teve essa fama contestada. Todas as partes da planta eram usadas de alguma forma como medicamento: as folhas, por exemplo, eram bem esmagadas e aplicadas em cataplasmas para tratar inúmeras doenças de pele, em razão de sua ação bactericida. O uso atualmente tem respaldo científico: estudos comprovaram as propriedades anti-sépticas da bardana. Também foram bem difundidos seus poderes contra picadas de insetos e aranhas por sua propriedade de acalmar a dor (ação anestésica) e evitar a tumefação do local (ação anti-inflamatória).

A bardana é originária da Europa, mas tudo indica que o Japão foi o primeiro país a cultivá-la para o consumo mais intenso.A planta, pertencente à família das Compostas, também é conhecida popularmente como erva-dos-tinhosos, pegamassa, carrapicho-de-carneiro e carrapicho-grande. A bardana pode crescer de 50 cm a 2 m de altura e produz um caule robusto, com folhas grandes, de coloração verde na página superior e acinzentada na inferior. As flores, de cor rosa-púrpura, surgem agrupadas em inflorescências (corimbos), os frutos (aquênios) são castanho-avermelhados e a raiz é comprida e carnuda.

As raízes e sementes possuem sabor adocicado.
No Brasil, a bardana é cultivada com fins comerciais para uso na alimentação, sendo comercializada em feiras-livres e até em supermercados.

A raiz da bardana é utilizada também na homeopatia (Radix bardanae). A tintura da raiz, dinamizada homeopaticamente, costuma ser empregada contra afecções dermatológicas (acne, furúnculo, eczema do couro cabeludo) e nos bloqueios do metabolismo.
Povos orientais consomem a bardana para combater vários problemas. Raízes e sementes são ingeridas para combater cálculos renais, reumatismo e problemas da vesícula. A infusão das folhas também é utilizada com a mesma finalidade. Do ponto de vista nutricional, esta raiz apresenta boas qualidades: fornece proteínas, glicídios, fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitamina A, B1, riboflavina, niacina e vitamina C. Assim como todas as raízes, a bardana também é rica fonte de sais minerais.

PROPRIEDADES MEDICINAIS - adstringente, anti-seborréica, antiescorbútica, antiinflamatória, antimicrobiana, calmante, cicatrizante, colagoga, depurativa, diurética, emoliente, hipoglicêmica, tônica, abcessos, eczemas, acne,caspa, coceira e dor por picada de insetos, dermatites, queda de cabelo e micose nas unhas. Afecções na área genital, gota, diabetes, furúnculos, psoríase, reumatismo,calculos urinários e cólicas biliares.

domingo, 13 de novembro de 2011

SÁLVIA


SÁLVIA

A sálvia é uma planta originária da região metropolitana da Europa. Seu nome científico deriva da palavra latina "salvare", que significa ïntacto", com boa saúde. A palavra öfficinalis"significa que ela era reconhecida pela prática médico-herborista. Na Idade Média, seus poderes foram descritos num famoso prvérbio que dizia: "cur morietur homo cui salvia crescit in horto?"("Por que morre o homem em cujo jardim cresce a sálvia?

PROPRIEDADES MEDICINAIS: adstringente, anti-séptica, antiinflamatória, antimicrobiana, antioxidante, antiperspirante, aperiente, aromática, carminativa, digestiva, estimulante, hipoglicemica, tonica.

CULINÁRIA: pode substituir o louro na condimentação de carnes, aves, marinadas, linguiças e cozidos e diversos outros usos.

BELEZA: inflamaçoes na pele, rugas, irritação na pele pós sol, manchas nos dentes, mau cheiro nos pés, dermatites seborréicas e caspa, usada em pasta de dentes, enxaguatórios bucais e desodorantes corporais.

SAÚDE: afecções da boca, da garganta e das amigdalas, mau hálito, aftas, picada de insetos, feridas, úlceras, resfriados, tosse, bronquite, contusões.

ARNICA E SUAS FINALIDADES


ARNICA E SUAS FINALIDADES

A arnica é muito famosa na cura de doenças musculares causadas por batidas e contusões, além de ser um remédio fabuloso para problemas nos cabelos como queda e caspa. Seu uso interno é perigoso, pois é uma planta potencialmente tóxica.

PROPRIEDADES MEDICINAIS: analgésica, anti-seborréica, anti-séptica, antiinflamatória, antimicrobiana, estimulante, hipotensora, tônica,vulnerária.

BELEZA: caspa, dermatite seborréica, queda de cabelo.

SAÚDE: músculo doloridos, contusões, entorses, hematomas, distensões musculares, pressão alta, reumatismo, gota, inflamação na boca e furunculos.

RECEITAS COM CITRONELA


RECEITAS COM CITRONELA

A citronela é uma planta que espanta insetos naturalmente, mas para tanto ela precisa estar plantada em um local que bata Sol direto, e de preferencia fique em uma corrente de ar para que seu cheiro característico possa se espalhar e espantar os mosquitos.

PARA USAR EM QUALQUER AMBIENTE
Picar um maço de citronela em um recipiente e deixar ao lado do local que você vai ficar.

PARA O QUARTO
Colocar folhas de citronela entre o colchão e o estrado para que aos poucos ele vá soltando seu cheiro característico e espante os insetos.

REPELENTE CORPORAL
Encher um pote de vidro com folhas de citronela, cobrir as folhas com óleo de amendoas de boa qualidade, deixar macerando (deixar extrair naturalmente)em um lugar ensolarado por vinte dias, depois passar este repelente natural no corpo quando necessario.

PARA LIMPEZA DA CASA
Colocar dentro de uma garrafa um litro de álcool, folhas de citronela, deixar macerar por vinte dias e depois usar este álcool para a limpeza da casa, diluindo ou não em água.

PLANTAS E O FENG SHUI - ESCADAS - HALL DE ENTRADA














PLANTAS E O FENG SHUI - ESCADAS - HALL DE ENTRADAS


Quando encontramos um local "doente, o Chi está em desequilíbrio, refletindo o aspecto emocional e físico de seus usuários. As plantas, em muitos casos, podem representar sua çura". Elas estimulam o fluxo da energia Chi através de sua vitalidade, do movimento das folhas, das formas e cores das flores. Plantas e jardins são sempre bem vindos tanto no interior quanto na parte externa dos ambientes, favorecendo um ponto de calma e sossego.
Toda entrada de edifício, na parte externa, deve ser ampla e espaçosa, proporcionando a entrada do Chi que irá alimenta-lo. Quando isso não ocorre, um belo jardim, definindo um caminho para o acesso principal do edifício, funciona como filtro estimulante para convidar o Chi a entrar. melhor ainda, e neste jardim houver uma fonte dágua bem ao lado da entrada, trazendo energias de prosperidade para o seu interior.
Plantas em escadas auxiliam a troca do Chi pelos varios pavimentos, principalmente se a mesma encontra-se bem em frente à porta de entrada principal. Sob a escada, movimentam a energia estagnada aliviando a pressão que atinge uma pessoa que eventualmente venha a se sentar neste local.
Quando uma escada possui degraus vazados, a energia não flui para o pavimento superior. Um jardim ou vaso com folhagens exuberantes,como a scheflera, embaixo dela resolve este problema, empurrando o Chi para cima. Numa escada caracol, colocar, embaixo um vaso com a planta indicada de acordo com a área distribuida pelo baguá.
As folhagens ajudam a equilibrar a saúde.
De acordo com os antigos chineses as plantas também possuem propriedades energéticas que interferem em nosso equilíbrio emocional, físico e ambiental.
Manter um vaso complantas nos cantos da casa estimula e quilibra o Chi trazendo bem estar e vitalidade.
As plantas sempre são os termometros de como está a energia do local.

FENG SHUI



FENG SHUI

É uma arte chinesa, milenar, que busca o equilíbrio através da reorganização dos espaços a nossa volta. Significa "Vento e Água". Assim como os fluxos de água e as correntes de vento quando em equilíbrio nos trazem harmonia e bem estar, um ambiente bem arejado, limpo e organizado estimula o Chi circulante.
Como sabemos, tudo no universo é constituído de energia, desde um pequeno átomo até a mais alta montanha, a que os Chineses denominam de Chi. O Chi está presente em tudo: na natureza, na atmosfera, no interior de nossos corpos e em cada partícula atômica que constituem todos os elementos. O que o torna diferente é a forma e as características que assume em determinada situação, não deixando de ser a essencia de tudo que está ao noso redor para manter nosso equilíbrio emocional, ambiental e físico.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

CASA ARRUMADA


CASA ARRUMADA

Carlos Drummond de Andrade (1902-1987)

Casa arrumada é assim:
Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os
móveis, afofando as almofadas...
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:
Aqui tem vida...
Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras
e os enfeites brincam de trocar de lugar.
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa.
E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,
passaporte e vela de aniversário, tudo junto...
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.
A que está sempre pronta pros amigos, filhos...
Netos, pros vizinhos...
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca
ou namora a qualquer hora do dia.
Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.
Arrume a sua casa todos os dias...
Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...
E reconhecer nela o seu lugar.

UMA FLOR RARA


UMA FLOR RARA

Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que lhe pagava muitíssimo bem e uma família unida. O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso. O trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo, e pouco sobrava para a família.
Um dia, seu pai, um homem muito sábio, deu a ela uma flor muito cara e raríssima, da qual havia apenas um único exemplar em todo o mundo. E disse a ela:
- Filha, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina! Você terá apenas de regá-la e podá-la de vez em quando, às vezes conversar um pouquinho com ela, e ela dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas cores.
A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando, o trabalho consumia todo o seu tempo e a sua vida, não permitindo que ela sequer cuidasse da flor. De volta à sua casa, ela olhava a flor, que ainda estava lá, não mostrando sinal de fraqueza ou morte. Apenas estava lá, linda, perfumada. Então ela passava direto.
Até que um dia, mal entrara em sua casa, a jovem leva um susto! Sem mais nem menos, a flor morreu. Suas pétalas estavam murchas e escuras, suas folhas, ressecadas.
A jovem chorou muito e contou a seu pai o que havia acontecido. Seu pai então respondeu:
- Eu já imaginava que isso aconteceria e não posso te dar outra flor, porque não existe outra igual a essa. Ela era única, assim como seus filhos, seu marido e sua família. A relação com as pessoas que nos amam é como a flor: você deve aprender a cultivá-la, dar atenção a ela. Assim como a flor, os sentimentos também morrem. Você se acostumou a ver a flor sempre lá, sempre colorida, sempre perfumada, e se esqueceu de cuidar dela. Cuide das pessoas que você ama!