sábado, 28 de janeiro de 2012

CICLOS DO FENG SHUI


CICLOS DO FENG SHUI

Em suas relações, os elementos fundamentais chineses formam ciclos que representam o estado da energia vital em cada uma de suas manifestações físicas. Assim, há períodos de crescimento e de degeneração, mas, como prega o taoísmo, não há começo nem fim.
Conhecendo-se os ciclos vitais construtivos dos elementos, pode-se equilibrar melhor a energia vital que percorrerá a casa. Se em um determinado lugar, por exemplo, houver excessos de Metal, aumenta-se a Água, que alimenta a Madeira no ciclo da nutrição e assim sucessivamente com os demais elemento conforme segue no desenho acima.

OS 5 FUNDAMENTOS DO COSMOS


OS 5 FUNDAMENTOS DO COSMOS

Não quatro como no Ocidente, mas cinco elementos primordiais, dos quais todas as coisas foram formadas. É isso o que afirma o tratado de filosofia Hong Fan. Ele definiu que todo o universo teria surgido da combinação de água, Fogo, Madeira, Metal e Terra.
Assim como esse princípio se aplica à medicina chinesa e à acupuntura, ele é uma das bases da prática do Feng Shui. Os guás (áreas) da casa também estão associadas aos cinco elementos e é necessário equilibrá-los para manter a harmonia. Entender esse inter-relacionamentos facilita os praticantes do Feng Shui a recorrer às diversas curas, como cores, tecidos e objetos de decoração, a fim de permitir um bom fluxo do Ch’i.

MADEIRA: simboliza o começo do ciclo natural e está associada a uma energia expansiva. É representada pelos galhos verdes ou pelo nascer do sol, a leste. A imagem do dragão verde também está ligado a este elemento. No ciclo natural a Madeira suga a água e alimenta o Fogo.

METAL: crepúsculo do ciclo natural, o Metal se manifesta no sol poente, a oeste, indicando que a energia está decrescendo. Associa-se ao tigre branco e às cores metálicas. No ciclo natural o Metal surge da Terra e produz a Água.

FOGO: é o auge do ciclo natural. O calor do verão ou o crepitar de uma fogueira indicam que ali a energia está mais ativa. O animal associado ao Fogo é a Fênix Vermelha. No ciclo natural esse elemento queima a Madeira para criar a Terra.

ÁGUA: revela-se no frio do inverno e nas trevas da noite. Representa o momento em que a energia vital está no seu mínimo, preparando o início de um novo ciclo de crescimento. O animal que representa esse elemento é a tartaruga preta, misteriosa e sombria, e as cores são o preto e o azul-escuro. No ciclo natural, ela surge do Metal e alimenta a Madeira.

TERRA: representa uma pausa no ciclo natural, quando a energia está em processo de transformação, como o intervalo entre o verão e o outono, período em que os frutos amadurecem. Associada ao amarelo e ao marrom, ela surge das cinzas do Fogo e fornece pepitas de Metal no ciclo natural.

ORÁCULO CHINES

















ORÁCULO CHINES

Passado, presente, futuro estão representados nos 64 hexagramas do I Ching, O Livro das Mutações. Mas ele não é apenas um oráculo com indicações dos rumos do destino.
Sutil e profundo, o livro guarda uma filosofia de vida. Seus símbolos trazem interpretações dos processos de transformação do mundo. A essência da obra é atribuída a Wen Wang e teria sido escrita no século XII a.C. considerado um dos clássicos do Confucionismo, ele une a natureza e o homem em um único sistema cosmológico, em que um não vive sem o outro.
Apesar do conteúdo profundo, essa coletânea de sinais era usada pelos adivinhos da corte real para prever o futuro.
E o I Ching foi um dos fundamentos do Feng Shui. Na pratica, esse conhecimento ganha a forma de um octógono (o baguá), em que cada um dos oito lados (os guás) corresponde a um trigrama (combinação de três linhas partidas e/ou contínuas).

NASCE O UNIVERSO


NASCE O UNIVERSO

Se para os ocidentais “no início era o Verbo”, para os chineses “no início era o Tao”. Simbólica, a cultura oriental afirma que o Tao não pode ser definido e o cosmos é uma manifestação do indefinível.
Segundo o taoísmo, antes do universo existia o nada e nele havia o Tao. Esse vazio foi fecundado pelo desejo de criação, expresso por duas forças complementares, as polaridades Yin e Yang, que, como dois sexos unidos, geraram a vida. Mesmo romântica, essa alegoria resume a explicação da filosofia taoísta para a criação do mundo.
O entrelaçamento contínuo dessas duas forças contrárias gera o Ch’i, a respiração cósmica, a energia primordial. O yin e o Yang são os pais do Universo e o Ch’i, o amor que os une. A representação simbólica do tão é um círculo dividido por uma linha sinuosa que delimita duas partes, uma preta e uma branca. Yin, a força feminina, é associada a cores escuras : é o lado passivo e suave do universo. Yang, a energia masculina, está ligada às cores vivas: é a face luminosa e dinâmica do cosmos.
Para representar estas energias os chineses associaram o Yin a uma linha interrompida (- -) e o Yang a uma contínua (_). Delas nascem dois filhos e duas filhas e, destes, oito descendentes que compõem os trigramas (sinais formados por três linhas) associados a cores, estações e fenômenos da natureza. São eles: Chiem (Céu), Tui (Lago), Li (Fogo), Chen (Trovão), Sun (Vento), Kan (água), Ken (Montanha) e Kun (Terra).
Combinados, os oito trigramas formam os 64 hexagramas (formados por seis linhas) do I Ching, que norteia toda a cultura oriental, da medicina ao Feng Shui.

O CAMINHO DO PODER – O TAO


O CAMINHO DO PODER – O TAO

“O Tao que pode ser descrito não é o Tao Absoluto”. Com essas palavras Lao Tsé abre seu livro Tao Te King, fundamento da filosofia taoísta. Escritos em uma época turbulenta, de guerras e golpes sucessivos no governo chinês, os ensinamentos de Lao Tsé diziam que a inação era o melhor modo de conseguir a paz. Esse conceito foi uma das bases que permitiram a criação do Feng Shui. Para os praticantes dessa técnica, há uma energia vital que permeia todas as coisas do universo, à qual chamam de Ch’i, em cujo fluxo não se deve interferir. Só com o Ch’i correndo livremente se pode ter paz em casa, isto é um Bom Feng Shui, e isto significa fazer de sua casa um lugar ainda mais aconchegante e agradável.

O QUE SIGNIFICA "FENG SHUI"?


O QUE SIGNIFICA "FENG SHUI"?

Literalmente, "Feng" significa "vento" e indica que, dentro de casa, flui uma energia tão poderosa e invisível quanto o próprio vento. "Shui" quer dizer "água", um tipo de energia que pode circular constantemente como um rio ou ainda ficar parada, semelhante a um lago. Juntos, os dois deveriam proporcionar um bom fluxo de energia vital, o Ch'i. Segundo a teoria chinesa das polaridades, tudo tem seu lado oposto. Nem o Ch'i escapa: seu oposto é o Sha, a energia parada, vetor da discórdia e da frustração. Para combater o Sha, dinamiza-se o Ch'i e obtem-se paz e harmonia nos ambientes.
Unindo todos esses conceitos filosóficos às observações praticas dos fenomenos da natureza, criou-se o Feng Shui. No início utilizada para definir áreas seguras para construir, essa técnica popularizou-se e caiu nas boas graças da corte, que consultava os mestres para escolher a localização e a arquitetura dos palácios. O povo logo incorporou esses ensinamentos e o Feng Shui tornou-se parte da cultura chinesa, e suas marcas permanecem nas construções e nos costumes do país. Não tardou a transpor as fronteiras e gerar sistemas similares, em todo o Extremo Oriente, desde a índia até a Coréia. E, à medida que diferentes mestres interpretavam o Feng Shui à sua maneira, surgiam novas escolas.

COMO SURGIU O FENG SHUI?


COMO SURGIU O FENG SHUI?

Trazido para o Ocidente há pouco mais de duas décadas e rapidamente assimilado, principalmente na Inglaterra e nos Estados Unidos, onde tem milhões de adeptos, o Feng Shui não é mais uma técnica excêntrica de soluções milagrosas para a vida. Praticado na China há mais de tres mil anos, surgiu como solução prática para problemas cotidianos.
Vítimas de constantes tragédias natuarais - enchentes devastadoras, terremotos e ciclones que dizimaram milhares de pessoas ao longo dos séculos -, os chineses aprenderam a observar os movimentos de criação e destruição da natureza em busca de sinais que indicassem a proximidade de algum desastre. Sabiam que precisavam escolher estratégicamente os terrenos de suas construções. Só o acerto total dos cálculos de localização de suas moradias garantiriam a sobrevivência das pessoas diante dos futuros desastres provocados pela natureza. Além disso o relevo também poderia servir de fortaleza defensora no caso de uma guerra, fato muito comun na China Antiga.
Escolhido o lugar ideal, o segundo passo consistia em definir as características (favoráveis ou não) dos quatro pontos cardeais, para então direcionar os ambientes da casa e usufruir, da melhor maneira possível, da harmonia geográfica da natureza. Isso também garantia uma casa bem iluminada, quente no inverno e arejada no verão.
Garantiam-se assim não só a sobrevivencia como a boa qualidade de vida de seus moradores. Afinal, um dos mandamentos básicos do Feng Shui é alcançar a paz exterior e não interferir no rumo natural dos fatos. Esses ensinamentos são derivados do taoísmo, da obra Tao Te King (ou Tao Te Ching), atribuída ao filósofo chinês Lao Tsé. Escrito entre os séculos VI e V a.C., o propósito inicial desse livro era servir de manual para os monarcas, ensinando-os como governar - tanto que a tradução do título é "Clássico do caminho do poder".
O livro, porém, era muito mais profundo. As palavras sábias de Lao Tsé pregam a não-ação: permitindo-se que as energias fluam livremente, tudo se resolve. Afirmavam a existencia de uma energia universal que cria e transforma todas as coisas e com a qual se deve estar em harmonia. Falavam, enfim, de uma vida pacífica e tranquila. Estes são os alicercer do Feng Shui.

FENG SHUI - ONDE É O MELHOR LUGAR DO MUNDO PARA MORAR?


FENG SHUI - ONDE É O MELHOR LUGAR DO MUNDO PARA MORAR?

Viver bem é ter uma casa acolhedora, onde haja sempre cheiro de alegria e você e sua família sintam um bem estar cosntante.
Esse é um dos objetivos do Feng Shui - filosofia milenar chinesa que ensina como melhorara o fluxo de energia dos ambientes e assim torná-los harmonicos.
Você já notou que todo espaço criado pelo ser humano tem uma energia própria? Você já entrou num ambiente e teve a sensação de haver algo errado, que alguma coisa ali precisava mudar? Há casas em que, logo na entrada, sente-se uma opressão, emquanto outros transmitem paz e aconchego. Iluminação, espaço, cores, objetos, isso tudo determina a energia de um lugar. É a extersão de como seus moradores vivem e se relacionam.
Espaços mal organizados, com coisas empilhadas, colocadas de qualquer jeito, muitas vezes causam mais problemas do que a simples aparencia de bagunça. Podem gerar frustrações e estresse aos moradores. Resolver isso pode ser simples, recorrendo-se ao bom senso, à intuição e a alguns preceitos do Feng Shui.
Para os praticantes dessa técnica a solução de um problema pode começar dentro de casa, equilibrando o fluxo de Ch'i do ambiente. Aí entra o Feng Shui, uma técnica de harmonização de ambientes baseada no equilíbrio dos cinco elementos, no Yin e no Yang, nos ensinamentos do I Ching e da filosofia taoísta. Com soluções simples ele ajuda a melhorar o ambiente de sua casa para fazer dela o lugar mais gostoso do mundo.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

INCORPORE O FENG SHUI EM SUA VIDA


INCORPORE O FENG SHUI EM SUA VIDA

Modificar um espaço implica muito mais do que criar sua casa ou seu
local de trabalho ideal. Implica viver conscientemente no fluxo de energia
universal, fonte de manifestação de todas as coisas; implica expandir sua
capacidade de dar e receber amor, sua capacidade de ter intimidade com
as pessoas e as coisas, sua paixão pela própria vida. Ela traz consigo uma
nova percepção, novos valores, toda uma nova maneira de ser e fazer.
Para usar com sucesso o material desta apostila, as informações que você
obteve precisam se tornar o foco de sua atenção por algum tempo
enquanto você desenvolve suas habilidade e ajusta seu mundo externo para
corresponder às suas aspirações interiores. Para algumas pessoas, isso
pode acontecer de maneira muito rápida, para outras mais lentamente.
Seja paciente consigo mesmo. Dê-se o tempo de que precisa.
Depois de criar seu ambiente externo a seu gosto, redirecione seu foco.
Algumas pessoas tentam transformar o Feng Shui numa religião. Outras se
tornam tão obsessivas, que não conseguem fazer nenhuma mudança em
suas casas sem antes falar com seu consultor. Entenda que esses são
instrumentos para um fim, não o fim em si mesmo. Integre-os em seu modo
de viver. Use-os para potencializar-se e adquirir maestria em sua vida.
Todos temos responsabilidade para com nosso Eu superior de criar as
circunstâncias necessárias no plano físico para sermos capazes de realizar
o propósito de nossa vida ao virmos para cá. Não fazer isso é falhar nessa
parte importante de nossa jornada espiritual. Usando o Feng Shui para
manifestar nossos desejos da forma que for mais significativa para nós,
trilhamos um caminho sagrado.
Lembre-se também de sempre usar essas habilidades para o bem maior de
todos, nunca por vantagens puramente egoístas. Quando você usa o Feng
Shui desse modo, sua vida se enche de amor e abundância.
Também acredito que seu efeito ressoa muito além do que qualquer um de nós pode saber, como um efeito dominó em torno do universo. Assumindo responsabilidades pela
purificação e refinamento de nossas próprias atmosferas, melhorando a
qualidade de nosso ambiente eletromagnético e harmonizando o fluxo de
energia de nossos próprios espaços, cada um de nós dá uma contribuição
significativa para o bem maior de todos.
Comece fazendo uma ou duas pequenas modificações
no seu lar. Espere algumas semanas e veja que mudanças você pode
perceber; daí faça mais algumas. Depois de algum tempo, você notará que
a sua qualidade de vida está melhorando. Agindo dessa forma, você
provará a si mesmo que o Feng Shui de fato funciona. Seus amigos
comentarão sobre como a sua casa é aconchegante e amigável. Talvez até
mencionem mudanças positivas em você e nos membros de sua família. Se
pedirem uma explicação, conte a eles sobre o Feng shui. Promover a
harmonia e o equilíbrio na vida é algo fantástico, mas é um privilégio
especial poder ajudar os amigos a fazer a mesma coisa.
Desejo-lhe uma vida inteira de ch´i abundante e bom Feng Shui.

O PODER DAS PLANTAS PARA LIMPAR NOSSOS AMBIENTES


Plantas e Flores Naturais têm um grande poder de absorver as energias negativas dos
ambientes, além de decorar, perfumar e energizar. Coloque muitas plantas e flores pela
sua casa. Todos os tamanhos e tipos são bem vindos. Quanto mais, melhor.
Nos lugares que as pessoas ficam mais ou circulam, como a sala, coloque flores com
cores bem "chamativas" como: vermelhas ou amarelas. Podemos colocar também um
belo vaso com flores vermelhas logo na porta de entrada. O vermelho irá atrair as
energias nocivas de quem esta chegando.
Não esqueça de colocar a mais poderosa combinação da natureza para proteger sua casa
das orças negativas: o "Vaso de sete ervas". Em geral, um vaso de sete ervas é composto
pelas seguintes plantas: arruda, alecrim, espada de S. Jorge, pimenteira, guiné,
manjericão e elevante.
Um ótimo local para colocar o vaso de sete ervas em nossa casa é perto da porta de
entrada, pelo lado de fora. O vaso de sete ervas irá segurar e repelir todas as energias
negativas que iriam para este ambiente.

XÔ OLHO GORDO


XÔ OLHO GORDO
Em geral, as energias negativas são causadas por pessoas que visitam ou
freqüentam nossas casas. Sem contar que, muitas vezes, são pessoas que
vivem nestes ambientes, que, por não estarem em seu perfeito equilíbrio
energético, descarregam estas energias nocivas nos locais que freqüentam,
em geral, locais que estão com uma boa energia.
O mais interessante é que muitas destas pessoas sabem muito bem que são
"pesadas" e "negativas", e que deixam os locais que freqüentam
"péssimos", bem como os moradores. É claro que existem pessoas que
fazem isto "inconscientemente". Elas nem têm conhecimento que são
"negativas".
Quando estas energias negativas se instalam e permanecem em nossas
casas, deixam os ambientes e as pessoas alteradas, doentes, perturbadas,
irritadas, sonolentas, provocam mal-estar, podem causar brigas,
desentendimentos, quebra de aparelhos domésticos, pequenos acidentes e
outros males. Parece que tudo dá errado. Mas para tudo há "um começo de
solução". Siga as dicas abaixo para começar a se proteger energeticamente.
Em boca calada não entra mosquito
Muitas vezes, as pessoas têm inveja e ciúme de você pela sua "boca grande". Aprenda a
ficar mais de boca fechada. Você irá gastar menos energia e não atrairá tanta
negatividade. Note que toda vez que você fala de um objetivo seu, em geral, demora
para acontecer.
Selecione as amizades
Seja mais seletivo com as pessoas que freqüentam sua casa. Nada de pessoas Negativas
e de Baixo Astral na sua casa, mesmo que seja sua irmã ou cunhada. Evite ao máximo
este tipo de pessoa em seu lar.

FAXINA NA ALMA


FAXINA NA ALMA
Não importa onde você parou ou em que momento da vida você
cansou.
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo; é renovar as
esperanças.
E eu pergunto:
Sofreu muito nesse período? Foi a dor do aprendizado...
Chorou muito? Foi a limpeza da alma...
Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las...
Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da tua melhora...
Pois é... agora é hora de reiniciar, de encontrar prazer nas coisas
simples...
Um corte de cabelo, um novo curso ou aquele velho desejo de
aprender a pintar, desenhar, dominar o computador. Olha quantos
desafios, quantas coisas novas te esperando!
Está se sentindo sozinho? Besteira tem tanta gente que você afastou
com o se “período de isolamento”.
Tem tanta gente esperando apenas um sorriso para chegar perto de
você.
Recomeçar! Hoje é um bom dia para começar novos desafios.
Onde você quer chegar?
Sonhe alto!
Queira o melhor do melhor!
Pensando assim, trazemos aquilo que desejamos.
Se pensamos pequeno, coisas pequenas teremos.
Tire o dia para uma faxina mental!
Jogue fora tudo que te prende ao passado: fotos, roupas, papel de bala,
ingressos de cinema, bilhetes de viagens e toda aquela tranqueira que
guardamos quando nos julgamos apaixonados.
Esvazie seu coração!
Fique pronto para a vida, para um novo amor.
Lembre-se: somos apaixonáveis, somos sempre capazes de amar
muitas e muitas vezes.
Afinal de contas, nós somos o amor.
“ Sou do tamanho daquilo que vejo e não do tamanho da minha
altura.”
Carlos Drummond de Andrade.

FAÇA UMA LIMPEZA GERAL NA SUA CASA


FAÇA UMA LIMPEZA GERAL NA SUA CASA

Uma casa limpa é sinônimo de ambiente sadio e harmonioso. Na hora da
limpeza, preste muita atenção aos cantos de paredes, cortinas e móveis de
difícil acesso. Estes locais acumulam muita sujeira e energia estagnada.
Aproveite para jogar fora objetos e utensílios que não servem mais.
Bagunça é sinal de desleixo. Em geral, você está a um passo de deixar de
realizar seus projetos pessoais. Arrume a sala, seu quarto, os armários e
gavetas. Tenha seus pertences, papéis, roupas e utensílios organizados e
fáceis de achar.
Casa mal cuidada, com pinturas descascando, umidade, vidros de janelas
quebrados, paredes trincadas, com bolor e portas que travam são sinais de
decadência e falta de vontade de realizar novos projetos. Pinte e conserte
tudo imediatamente.
Rádio quebrado, jogo de copos e panelas velhas, jornais e revistas do ano
passado, retalhos, formas de alumínio, roupas e sapatos. Tudo que está há
muito tempo parado e sem uso ocupa espaço e é energia parada. Falta de
Movimento. Ponha tudo para "rodar". Dê um rumo a estas "tralhas".Você
deve doar, vender, colocar em uso e, se for o caso, jogar fora. Movimente
as energias. Comece a abrir espaço na sua vida para o novo, para novas
energias.
Lembre-se que acumular lixo em casa é antipróspero. O fogão, que é um
dos principais agentes de prosperidade da casa, também merece atenção
especial. Seu elemento é fogo, energia yang. Todos os alimentos são ali
preparados, logo, ele afeta a saúde e riqueza dos habitantes. Mantenha as
bocas e o forno sempre limpos e funcionando. Um fogão em mal estado irá
afetar toda a casa.
Lugares com pouca luz e escuros nos passam uma má impressão. Procure
usar a luz natural durante o dia e à noite use luminárias, abajures e lustres,
mas com bom senso. Uma boa iluminação dá vida nova aos ambientes e
facilita a circulação da energia chi.
Plantas, animais, cristais e água dão vida e alegria em qualquer ambiente.
Use e abuse das plantas e flores naturais, tanto dentro como fora de casa. O
colorido e o perfume das flores darão um ar mais primaveril. Fontes e
aquários com peixes trarão abundância a sua casa. Procure colocar a fonte
próxima a porta de entrada. Uma dica: animais sempre são criaturas que
nos dão vida, alegria, amor e companheirismo. Trate-os bem.

ESFERA MULTIFACETADA


Esferas facetadas ou multifacetas de Cristal: um dos instrumentos
mais clássicos do Feng Shui. Podem ser usados para energiza um
ambiente, ativar a Energia de um local , ativar uma das áreas do
Bagua de um ambiente, corrigir alinhamentos de circulação de
Energia, etc.
- Exemplo de aplicação: quem tem uma porta de entrada de frente
(alinhada) para uma janela, no Feng Shui se diz que este ambiente é
problemático, pois a Energia Chi entra pela porta e sai direto pela
janela, deixando o ambiente sem Energia. Uma das soluções é pendurar
uma esfera facetada no batente da janela. A esfera irá evitar a fuga de
energia.

SUA PORTA DE FRENTE


PORTA DA FRENTE

A porta da frente é de extrema importância no feng shui, já que é o
principal local por onde o ch´i entra na casa. A porta da casa seria a nossa
boca. Quem tem duas entradas, seria como se tivesse uma boca com duas
línguas que seria motivo de ter sempre brigas constantes e discórdias entre
as pessoas que moram ou trabalham neste local.

DESPEDINDO-SE DA RESIDENCIA ANTIGA


Ao mudar-se para uma Nova Casa
Uma mudança pode ser uma experiência traumática porque formamos laços
emocionais muito fortes com os lugares onde moramos. Uma forma de
amenizar essa transição é levar consigo as lembranças mais felizes ao
partir.
Gera uma boa energia futura deixar a casa como você gostaria de encontrála,
por isso reserve algum tempo para fazer a limpeza que seja necessária.
A Limpeza do Espaço desfaz os níveis de vibração inferior, mas mantém os
superiores intactos. Portanto, todas as lembranças dos momentos felizes
vividos em sua casa continuam intactas, e essas são as lembranças que você
talvez queira levar para a nova residência. Para isso, entre em cada cômodo
e despeça-se. Tenha maior atenção nas peças que você tocava com
freqüência como corrimões, por exemplo.

CELEBRANDO A OCUPAÇÃO DA CASA


CELEBRANDO A OCUPAÇÃO DA CASA

Quer a casa tenha boa ou má sorte, aconselha-se ao novo ocupante realizar
uma celebração de ocupação de tipo místico a fim de afirmar a posse.
Ponha nove pedaços de casca de laranja, limão ou lima numa tigela. Encha
a tigela com água e borrife a água cítrica por toda parte – se o piso for
carpetado, use um nebulizador – livrando o lugar do mau chi e da má sorte.
Ao mudar-se, compre uma cama nova e novos lençóis para começar de
novo.

HISTÓRIA DA CASA


HISTÓRIA DA CASA

Os chineses acham que mudar para uma casa é como calçar os sapatos do
proprietário anterior e empreender um curso similar no destino; eles
acreditam que a gente adota os hábitos do antigo dono e repete a sua sorte e
seu infortúnio no decorrer de dois ou três anos. Por essa razão é sempre
conveniente checar a situação do proprietário anterior. Em condições
ideais, você quer uma casa ou um escritório onde o antigo dono prosperou
e foi feliz e acabou, graças à boa sorte, mudando-se para um imóvel ainda
melhor. Muitos corretores de imóveis ocidentais comentam a curiosidade
dos clientes chineses quanto à vida do vendedor e à história da casa. Por
medida de segurança, os chineses evitam geralmente casas muito velhas.
Leve em conta se o proprietário anterior:
- morreu ou sofreu ferimentos
- mudou para uma casa menor
- desfrutou de progresso social e promoções profissionais
- era divorciado
- sofreu falência, rebaixamento ou perda do emprego.