sábado, 28 de janeiro de 2012
COMO SURGIU O FENG SHUI?
COMO SURGIU O FENG SHUI?
Trazido para o Ocidente há pouco mais de duas décadas e rapidamente assimilado, principalmente na Inglaterra e nos Estados Unidos, onde tem milhões de adeptos, o Feng Shui não é mais uma técnica excêntrica de soluções milagrosas para a vida. Praticado na China há mais de tres mil anos, surgiu como solução prática para problemas cotidianos.
Vítimas de constantes tragédias natuarais - enchentes devastadoras, terremotos e ciclones que dizimaram milhares de pessoas ao longo dos séculos -, os chineses aprenderam a observar os movimentos de criação e destruição da natureza em busca de sinais que indicassem a proximidade de algum desastre. Sabiam que precisavam escolher estratégicamente os terrenos de suas construções. Só o acerto total dos cálculos de localização de suas moradias garantiriam a sobrevivência das pessoas diante dos futuros desastres provocados pela natureza. Além disso o relevo também poderia servir de fortaleza defensora no caso de uma guerra, fato muito comun na China Antiga.
Escolhido o lugar ideal, o segundo passo consistia em definir as características (favoráveis ou não) dos quatro pontos cardeais, para então direcionar os ambientes da casa e usufruir, da melhor maneira possível, da harmonia geográfica da natureza. Isso também garantia uma casa bem iluminada, quente no inverno e arejada no verão.
Garantiam-se assim não só a sobrevivencia como a boa qualidade de vida de seus moradores. Afinal, um dos mandamentos básicos do Feng Shui é alcançar a paz exterior e não interferir no rumo natural dos fatos. Esses ensinamentos são derivados do taoísmo, da obra Tao Te King (ou Tao Te Ching), atribuída ao filósofo chinês Lao Tsé. Escrito entre os séculos VI e V a.C., o propósito inicial desse livro era servir de manual para os monarcas, ensinando-os como governar - tanto que a tradução do título é "Clássico do caminho do poder".
O livro, porém, era muito mais profundo. As palavras sábias de Lao Tsé pregam a não-ação: permitindo-se que as energias fluam livremente, tudo se resolve. Afirmavam a existencia de uma energia universal que cria e transforma todas as coisas e com a qual se deve estar em harmonia. Falavam, enfim, de uma vida pacífica e tranquila. Estes são os alicercer do Feng Shui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário