terça-feira, 27 de dezembro de 2011
OLHO DE HÓRUS
Também conhecido como "Udyat", o Olho de Hórus tem o significado de poder e protenção, relacionado ao Deus Hórus. Era um dos mais poderosos amuletos usados no Egito em todas as épocas.
Segundo a lenda, o olho esquerdo de Hórus, simbolizava a lua, e o direito simbolizava o sol. Durante a batalha, seu tio, Deus Set, lhe arrancou o olho esquerdo, o qual foi substituído por este amuleto que não lhe dava visão total, colocando então uma serpente sobre sua cabeça. Depois de sua recuperação, Hórus pôde organizar novos combates que o levariam à vitória decisiva sobre Set. Era a junção do olho humano com a visão do falcão, animal que representava Hórus.
Era usado em vida, para afugentar o mau-olhado, e pós morte contra o infortúnio do além.
O Olho de Hórus e a serpente, simbolizavam o poder real, tanto que os faraós passaram a maquiar seus rostos com o Olho de Hórus e usarem serpentes esculpidas em suas coroas. Os antigos acreditava que este símbolo poderia auxiliar o renascimento, em virtude de suas crenças sobre a alma.
O olho direito de Hórus representa informações concretas, está ligado ao hemisfério cerebral esquerdo. Aborda letras, palavras e números. Coisas mais lógicas e concretas. Aborda o universo de um modo masculino.
O olho esquerdo de Hórus representa informações abstratas, está ligado ao hemisfério cerebral direito. Lida com pensamentos, sentimentos e é responsável pela intuição. Aborda o universo de um modo feminino.
O Olho de Hórus é formado por 4 partes, que se compreendidas, ajudam a entender seu significado.
1ª: A parte principal, isto é, pálpebras, íris e sobrancelha, formam basicamente um olho humano.
2ª: O risco na vertical, muitas vezes descrito como lágrima, é na verdade um desenho comum na pelagem de muitos animais de casco na África, tal como gazela, admirada pelos egípcios e retratada em diversos quadros, esculturas e móveis.
3ª: O fio comprido que desce inclinado e termina numa espiral, é a estilização do mesmo desenho encontrado em alguns tipos de falcão. Nas penas abaixo do olho, um risco preto que se volta para trás.
4ª: O fio comprido que sai do canto do olho e segue paralelamente à sobrancelha é uma imitação do mesmo desenho existente nos gatos de pelos rajados.
Estes 4 seres representados no olho de hórus, são os mesmos representados na esfinge: cabeça humana, corpo bovino, patas de felino e asas de águia. Considerando que os antílopes, gazelas, gnus, búfalos e outros animais de casco são animais bem próximos do boi; as águias e falcões são nomes populares dados ao mesmo grupo de aves. Assim, fica fácil deduzir que a Esfinge e o Olho de Hórus têm suas origens nos mesmos animais.
A esfinge, tal como o olho, simboliza 4 fases que a pessoa deve passar para atingir a "iluminação", isto é, de sabedoria e equilíbrio.
Assim, o Olho de Hórus representa a lucidez espiritual da pessoa a quem ele se refere!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário