terça-feira, 27 de dezembro de 2011
REPRESENTAÇÕES CLASSICAS DAS FORMAS DOS DRAGÕES
REPRESENTAÇÕES CLASSICAS DAS FORMAS DOS DRAGÕES
"Dungeons & Dragons" descrevem "Nove Tipo clássicos" de dragões, nove sendo números auspiciosos na cultura Chinesa. São estes:
Tianlong (tiān lÒng: literalmente "Dragão do paraíso"), Dragão Celestial - O soberano dos dragões.
Shenlong (shén lóng: literalmente "espírito do dragão"), Dragão Espiritual - controla o tempo e tem que ser satisfeito, ou as condições de tempo ficam desastrosas.
Fucanglong (Dragão dos Tesouros Escondidos guardião de metais preciosos e de jóias enterrados na Terra.
Dilong, Dragão da Terra – controla os rios. consome a primavera no paraíso e o outono no mar.
Yinglong, Dragão Alado - acredita-se ser um poderoso empregado de Huang Di, o imperador amarelo, mais tarde imortalizado como um dragão.
Jiaolong, Dragão Chifrudo – considerado poderoso.
Panlong, Dragão Espiralado - mora nos lagos do Oriente.
Huanglong, Dragão Amarelo - um dragão sem chifre conhecido por sua sabedoria.
Rei Dragão - cada um governa sobre um dos quatro mares: do leste, do sul, do oeste, e do norte.
Ao contrário da opinião popular, chinês nunca fez qualquer esforço intencional em definir os dragões, embora várias palavras fossem usadas para descrever dragões em vários estados. Por exemplo, Panlong é um dragões em estado enrolado. Eles, entretanto, dividem dragões por suas cores. Ou seja, dragão preto representa o norte, dragão vermelho representa o sul, o dragão verde/azul representa o leste, o dragão branco representa o oeste e o dragão amarelo representa o centro. Esta é uma representação mais menos popular das direções e das estações do que quatro símbolos usados na Constelação Chinesa.
O Jiao (Jiaolong) e o li (Lilong) às vezes são usados para descrever a outra espécie de dragão (do inferior), ambos sem chifres. Visto que o dragão é visto na maior parte como auspicioso ou sagrado, o jiao e o li são descritos às vezes como mau ou malicioso.
Os Nove Dragões
Além destes, há nove filhos do dragão, que caracterizam proeminente em decorações arquitetônicas e monumentais:
O primeiro é chamado de bixi (pinyin: bìxì), que parece uma tartaruga gigante e é bom carregando peso. Encontra-se frequentemente como a base de pedra esculpida de tabuletas monumentais.
O segundo é chamado de chiwen (pinyin chǐwěn ou pinyin cháofēng), que parece uma besta e gosta de ver longe. Encontra-se sempre no telhado.
O terceiro é chamado de pulao (pinyin pǔláo), que parece um dragão pequeno, e gosta de rujir. Assim encontra-se sempre em sinos.
O quarto é chamado de bi'an (pinyin bì'àn), que parece um tigre, e é poderoso. Encontra-se frequentemente em portas da prisão para amedrontar os prisioneiros.
O quinto é chamado de taotie (pinyin tāotiè), que ama comer e é encontrado em mercadorias relacionadas à comida.
O sexto é chamado de qiuniu (pinyin qíuníu), que gosta de música, e é encontrado em instrumentos musicais tais como harpas chinesas.
O sétimo é chamado de yazi (pinyin yázī), que gosta de matar, e é encontrado em espadas e em facas.
O oitavo é chamado de suanni (pinyin suānní) que parece um leão e gosta do fumo além de ter uma afinidade para fogo de artifício. Encontra-se geralmente em acendedores de incenso.
O caçula é chamado de jiaotu (pinyin jiāotú), que parece uma concha ou moluscos e não gosta de ser perturbado. É usado na porta dianteira ou no degrau da porta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário