terça-feira, 13 de setembro de 2011

VAMOS EVITAR AS TRAÇAS EM NOSSO LARES?








TRAÇAS
As traças podem ser consideradas importantes pragas em áreas urbanas e rurais, pois infestam roupas, papéis, tapeçarias, estofados, livros, colméias, frutas, chocolate, grãos, alimentos armazenados, produtos manufaturados.
Pertencem a duas ordens: thysanura, as traças dos livros ou traças prateadas e lepidópteras, as traças das roupas, de frutas e sementes, favos de mel, produtos armazenados e manufaturados.

TRAÇAS DE LIVROS
Esconde-se em frestas de móveis, armários, rodapés e caixas, sendo este ultimo o principal veiculo de dispersão da praga, levada junto com livros, tapetes e utensílios domésticos em mudanças. Alimentam-se de substancias amiláticas, como o amido dos livros, encadernações, papéis, etiquetas, papel de parede.
Em vida livre a dieta é baseada em vegetais, talos e folhas ou qualquer alimento que contenha amido. Em residências, come a cola do papel de parede, do carpete e das encadernações dos livros.

CUIDADOS
• Evitar o acúmulo de papeis velhos, manter livros e revistas em locais adequados, arejados e limpos, e eliminar pontos de umidade, principalmente, em gabinetes escuros e com pias;
• Objetos em caixas de papelão provenientes de locais infestados devem ser manuseados fora de casa, empresa ou instituição;
• Manter limpos rodapés e frestas por meio de aspirador de pó;
• Inspecionar, periodicamente, roupas, tapetes e outros objetos suscetíveis;
• Conservar estantes, armários e gabinetes arejados e limpos.

REPELENTES
• Folhas de louro podem ser usadas para repelir traças em gavetas e armários.
• Isca caseira: 5 partes de goma arábica; 4 partes de farinha de trigo; 6 partes de açúcar e 40 partes de água. Deve-se misturar até formar uma massa homogênea e dispor o conteúdo em pequenos recipientes, tampinhas, por exemplo, nas áreas infestadas.
• Controle químico: feito a base de piretroiedes.

TRAÇAS DE ROUPAS
Seu ciclo de vida envolve o processo de metamorfose completo (ovo, larva, pupa, adulto). Na fase de pupa tecem um casulo prateado achatado e elíptico preso por uma das pontas em qualquer ponto da parede, teto ou interior de armários e gavetas. Movem-se em busca de alimentos levando o casulo; no final dessa fase cessa a alimentação e passam para a fase adulta (mariposa).
Diferente de outros insetos, na fase de pupa as larvas da traça das roupas continuam se alimentando! Comem roupas (de fibras naturais), tecidos não sintéticos, roupas de lã, papéis, cortinas, estofados, etc.
No estagio adulto, após o vôo de acasalamento, o macho morre; a fêmea permanece alguns dias para a postura dos ovos.

TRAÇAS DE PRODUTOS ARMAZENADOS
Encontrada em grãos de cereais (arroz, milho, trigo) e em produtos armazenados, como farinhas, cereais matinais, biscoitos, chocolates, cogumelos secos, etc.
Seguem o ciclo biológico da traça das roupas e são consideradas pragas porque ao atacar os alimentos os contaminam com suas fezes, fragmentos de seu corpo e fios de seda. Os principais gêneros são Plodia, Cadra e Ephestia. O ciclo completo dura entre algumas semanas até meses, na dependência das condições ambientais.

CUIDADOS
• Manter estantes, armários, guarda-roupas, gavetas e gabinetes limpos e arejados;
• O controle é feito com biocidas de formulação diferentes, em geral, microemcapsulados, colocados nos principais pontos de passagem das traças/pupa.

REPELENTES
• Grãos de pimenta-do-reino em sache ou espalhados em gavetas.
• Naftalina e canfora (preferencialmente pelo odor e por não ser cancerígeno).
• Ramos de louro, de salsa, tominho, hortelã e alfazema (rosmaninho).
• Saches de menta e alecrim também podem ser utilizados para roupas, tapetes, cobertores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário