quinta-feira, 24 de novembro de 2011

FENG SHUI E A COZINHA


FENG SHUI E A COZINHA

Uma cozinha representa riqueza: a palavra chinesa para comida (ts´ai)tem pronúncia igual a da palavra que significa riqueza. A lógica segue um ciclo positivo: a comida alimenta a saúde e a eficiencia da pessoa; logo, quanto melhor a comida, mais capaz a pessoa e maior a sua renda em potencial, o que, por sua vez, melhorará a qualidade da comida que ela ingere. Pode dar-se também um ciclo negativo: quanto mais pobre a pessoa, pior a comida; sendo assim, ela ganhará ainda menos dinheiro.
Idealmente, quem cozinha deve perceber a entrada de qualquer pessoa, caso contrário a saúde, a riqueza e as relações pessoais dos moradores serão prejudicadas. Se um cozinheiro é surpreendido, deflagra-se uma reação nervosa em cadeia. Por exemplo, se o abraço afetuoso do marido surpreende a esposa enquanto ela está cortando cenouras ou cozinhando sobre o fogão quente, ela pode ficar zangada; isso afetará o relacionamento deles nessa noite e repercutirá no trabalho no dia seguinte. Num restaurante, se o chef toma um susto, isso afetará tudo, da qualidade da comida às atitudes dos garçons e a satisfação dos fregueses.
O cozinheiro deve trabalhar numa área espaçosa, brilhantemente iluminada e bem arejada. Um fogão embutido no canto inibirá os movimentos do cozinheiro e o fluxo do chi, piorando a qualidade da comida e, com isso, prejudicando a saúde, riqueza, carreiras e relacionamentos dos membros da família.
Simbolicamente, o fogão também tem lugar destacado nas finanças de um lar. Ele deve estar limpo e funcionar uniformemente para que o dinheiro possa entrar no lar com facilidade. Se os queimadores estão entupidos, os negócios sofrerão inúmeras obstruções. A prosperidade familiar pode ser influenciada pelo uso das bocas do fogão; quanto mais bocas, mais dinheiro ganho; se algumas bocas não são usadas regularmente, a família não prosperará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário