quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

FILTRO DOS SONHOS


Filtro dos sonhos são mandalas de cura de origem norte-americana. Conta uma das lendas que um velho Índio ao fazer uma busca da Visão no topo de uma montanha, lhe apareceu IKTOMI, a Aranha, e comunicou-se em linguagem Sagrada. A Aranha pegou um aro de cipó e começou a tecer uma teia com cabelos de cavalos e outras oferendas que fora recebendo. Enquanto tecia, o Espírito da Aranha falou sobre os ciclos da vida, do nascimento a morte e das boas e más forças que atuam sobre nós em cada uma dessas fases. Ela dizia: SE VOCÊ TRABALHAR COM FORÇAS BOAS, SERÁ GUIADO NA DIREÇÃO CERTA E ENTRARÁ EM HARMONIA COM A NATUREZA. DO CONTRÁRIO, IRÁ PARA DIREÇÃO QUE CAUSARÁ DOR E INFORTÚNIOS. No final a Aranha devolveu ao velho índio o aro do cipó com uma teia no centro dizendo-lhes: NO CENTRO ESTÁ A TEIA QUE REPRESENTA O CICLO DA VIDA. USE-A PARA AJUDAR SEU POVO A ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS, FAZENDO BOM USO DE SUAS IDÉIAS, SONHOS E VISÕES. ELES VEM DE UM LUGAR CHAMADO ESPÍRITO DO MUNDO QUE SE OCUPA DO AR DA NOITE COM SONHOS BONS E RUÍNS. A TEIA QUANDO PENDURADA MOVER-SE-A LIVREMENTE CONSEGUINDO APANHAR OS SONHOS, QUANDO ELES AINDA ESTÃO NO AR. OS BONS SONHOS SABEM O CAMINHO E DESLIZAM SUAVEMENTE PELAS PENAS ATÉ ALCANÇAR QUEM ESTÁ DORMINDO. JÁ OS RUÍNS FICAM PRESOS NO CÍRCULO ATÉ O NASCER DO SOL E DESAPARECEM COM O PRIMEIRO RAIO DE LUZ DO NOVO DIA.
O aro do filtro é a roda da vida, e a teia que tecemos são nossos sonhos, sonhos em sonhos dormindo e sonhos da alma também. O centro da teia é o vazio, o Espírito Criador, o Grande Mistério. O círculo é o simbolo do Sol, do Céu e da Eternidade. No simbolismo ancestral o círculo é o símbolo do espaço infinito, sem começo e sem fim. Qualquer que seja a representação simbólica, um círculo de Poder serve como espelho onde podemos ver o reflexo do Universo e o Grande Tudo, que contém a totalidade, trabalhando para o entendimento dos mistérios da vida, do universo, do cosmo, das leis naturais. Os fios da teia, que são ligados ao círculo, podem ser tecidos em 7 pontos (7 profecias), 8 pontos (8 pernas da aranha = 8 direções sagradas), 13 pontos(13 luas de um ano). Pode haver uma pena no centro simbolizando a respiração, o elemento ar, e em alguns são colocados uma pedra/cristal (terra). O centro da teia corresponde ao grande mistério, o criador, a força que abrange o universo.

A função dos filtros dos sonhos é de afastar as energias intrusas e incorretas que, presas na teia, se dissipam com os primeiros raios do sol. Um filtro dos sonhos não é apenas uma peça decorativa, ele é um instrumento de poder com fins medicinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário