sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

NOSSAS CASAS FELIZES



Se você quer que o novo surja, primeiro é necessário descartar o velho, limpar literalmente, desintoxicar, purificar todas as suas casas.
Por que digo ” TODAS as suas casas”?!
Porque na realidade, cada um de nós possui cinco.
Isso segundo informações passadas por Carlos Solano, e que são do austríaco Hundertwasser, arquiteto que trabalha a favor de lugares felizes.
Uma delas é o corpo que abriga o espírito; a outra é o vestuário, nossa segunda pele; depois a morada que abriga o corpo; a cidade que nos acolhe; e o planeta que nos permite a vida.

Todas essas casas merecem nosso carinho e dedicação. Merecem gestos sagrados (e todo gesto é, quando visa um bem). Isso é para que todas sejam harmónicas, abertas ao novo de cada dia, ou para simplesmente conservarem o bem que já existe.
O que fazer então?! Ter cuidados habituais com cada uma delas.
O CORPO – Necessita ser desintoxicado de quando em quando.
Os radicais livres, são produzidos naturalmente em nosso organismo através de processos metabólicos oxidativos e, embora sejam úteis na ativação do sistema imunológico, o excesso dos mesmos é prejudicial. Essas substâncias tóxicas causam o envelhecimento precoce, lesam as células e até mesmo moléculas de DNA. O aumento dessas substâncias em nosso organismo, geralmente é decorrente de hábitos estressantes, má alimentação, excesso de atividades físicas, ingestão de bebida alcoólica, uso de cigarro e idade avançada. É importante então, buscar na natureza os anti-oxidantes que o corpo não dá conta de produzir. O melhor método de prevenção aos efeitos noviços dos radicais livres é uma alimentação rica em anti-oxidantes: vitaminas C, D, E, betacaroteno, selênio, zinco. Outra boa opção é o chá verde que deve ser ingerido pelo menos 1 xícara ao dia. A chlorella, também é extremamente benéfica, sendo uma alga unicelular que além de desintoxicante é promovedora da reparação tecidual e integridade celular. É auxiliar nos tratamentos ósseos, proporciona maior atividade cerebral, dentre muitas outras contribuições para um bom funcionamento geral do organismo.
Quais os benefícios de se desintoxicar o corpo?! Qualidade de Vida, garantia de saúde, bem-estar e longevidade.
O VESTUÁRIO – A importância das roupas está em proteger o corpo, porém tornou-se muito mais que isso: modismo que caracteriza as pessoas e que pra alguns chega a ser qualidade que distingue o ser humano. Porém, é antiga a frase: “As vestes não fazem o monge”. Então, nesse conceito, a limpeza mais essencial que devemos fazer em relação às roupas, não é nos armários retirando e doando aquelas que não servem, mas sim na mente, no padrão comportamental para lutarmos contra o consumismo desenfreado.
Quais os benefícios dessas limpezas?! A alegria da caridade em repartir os nossos excessos, economia e ainda a clara visão do real valor do ser humano.
A MORADA – A casa é um pedacinho do céu aqui na Terra que nos foi concedido para abrigo e para receber zelo. E para ser um pedacinho do céu, ela deve ser harmónica, e para isso há métodos.
O feng shui e a geobiologia são ciências com métodos distintos e interligados ao mesmo tempo, e que buscam uma melhor qualidade de vida para os que ali abrigam.
Além dessa harmonização, a casa pode receber uma limpeza com banho de ervas.
Alguns chás direcionados especificamente para a casa:
-o banho de eucalipto (ervas ou gotas de óleo) colocado na água com álcool, limpa profundamente o ambiente;
-o de guaco limpa o que está preso, agarrado;
-o manjericão é desintoxicante e abre caminhos para a expansão;
- a hortelã limpa até “os vermes da alma”.
Capriche nas limpezas dos cantos da casa, pois é onde “tudo” fica parado. Depois de limpo, para que não fique vazio, coloque a intenção, passe outro chá: o louro simboliza vitória, a erva-doce é para adoçar a vida, o alecrim é para a alegria, a camomila é para apaziguar as dores da alma, e aí o bem flui…
Outra forma de limpeza é através dos sons. Ouça músicas harmônicas, para que as mesmas mudem a ressonância do ambiente. Os cantos gregorianos, mantras, músicas clássicas ou de sons da natureza são boas opções.
Quais os benefícios dessas limpezas?! Espaço para o amor, para o puro e a paz no lar.
A CIDADE – Somos acolhidos por ela. Fazemos parte dela e por isso somos responsáveis pela mesma. Qual a maneira de limpá-la?! Uma boa opção é a coleta de lixo seletivo. E caso não haja esse sistema de recolhimento em sua cidade, você pode selecionar o lixo e direcioná-los de tempos em tempos às empresas que reciclam materiais plásticos, papéis e alumínios. Fazendo isso você estará contribuindo com um belo e importante trabalho.
Há uma outra forma de limpeza, mais subjetiva, porém de suma importância. Já que somos parte da cidade e devemos cuidar da mesma, então temos o direito e o dever de contribuir como vigilantes e denunciadores para que a mesma seja um lugar “confiável” de se viver.
Os benefícios dessas limpezas?! Desenvolvimento, segurança, dignidade e amor cidadão.
O PLANETA – A nossa casa maior.
A mãe-terra tem dado sinais da necessidade de cuidados. É dela que vem o nosso alimento, o ar que respiramos, a água que bebemos, é ela a fonte de vida.
A melhor maneira de limparmos o nosso planeta daquilo que o tem degredado, é através de mudanças de hábitos. Economizar água e plantar árvores são boas contribuições. O uso de produtos menos poluentes é outra forma de “conservação” do planeta. Devemos prevenir a contaminação da água, do solo e do ar.
Na realidade há várias formas e “fórmulas” para conservarmos a saúde planetária. As soluções estão nos pequenos gestos de cada pessoa que vive em todos os “cantos” do planeta.
Quais os benefícios dessa limpeza?! Simplesmente garantia existencial de todas as formas de Vida aqui na Terra.
Agora, uma grande limpeza que podemos fazer é a interior, pois á aí que começam as mudanças. A conscientização é fundamental. Se queremos Viver Bem é preciso cuidados!

Um comentário:

  1. 0 chá pra limpar a casa deve ser feito da mesma forma que fazemos para beber? Como devo preparar, quais as quantidades de erva que devem ser usadas?
    E os chas que vende no mercado serve?

    ResponderExcluir