quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

PESSEGUEIRO - ATRIBUTOS DA IMORTALIDADE


O pessegueiro é a árvore frutífera de maior significado simbólico e profundo. Segundo a crença, cada parte desta planta tem alguns atributos de valor. A madeira do pessegueiro é tida como uma proteção maravilhosa contra os maus espíritos e demónios. Assim, antigamente, armas como arcos e flechas eram feitos com a madeira do pessegueiro para fazer os selos com os quais marcavam os amuletos e talismãs com a sorte da proteção.
Ao mesmo tempo, diz-se que as flores e pétalas do pessegueiro tem o poder de infundir encantamentos românticos nos homens. As poções mágicas de amor taoísta requeriam o uso de flores de pessegueiro para serem eficazes.
Contudo, o fruto do pessegueiro é considerado muito valioso. Segundo a lenda, o pessegueiro da imortalidade encontra-se em algum lugar das montanhas sagradas Kun Lun na China, nos jardins fabulosos da Rainha do Oeste, Hsi Wang Mu. Quando a árvore dava frutos a Rainha convidava os Oito Imortais para um banquete em seu jardim. Foi assim que eles obtiveram a condição de imortais. No entanto, a festa mal começava e chegava o Deus Macaco (acompanhado de um séquito numeroso) e colhia todos os pêssegos e obtinham a imortalidade. Assim. colocar a imagem do Deus Macaco roubando os pêssegos da imortalidade em sua casa é considerado presságio de uma grande quantidade de energias da imortalidade.


O pêssego também é o símbolo da primavera, pois é nesta estação do ano que o pessegueiro floresce na China. A primavera é considerada a melhor época para o casamento e o pêssego também é um símbolo do casamento. Acredita-se que colocar uma figura de pêssegos em seu dormitório produz o Chi do casamento, melhorando assim as oportunidades de casamento para os homens e mulheres solteiras da família. Procure ter galhos de pessegueiro no quarto, frutas de pêssegos sobre a mesa e no lado Oeste pés de pessegueiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário